PARA GERENCIAR MELHOR SUA CARREIRA E NEGOCIOS COM ESSA REDE SOCIAL
As redes sociais nada mais são do que encontros informais onde você pode conhecer pessoas com as mesmas afinidades e trocar informações sem muita relevância certo? ERRADO ! Ok, você conheceu aquela gatinha maravilhosa pelo Orkut, mas nesse caso estou falando de carreira, oportunidades, negogios.
O Linked in é uma ferramente muito utilizada por head hunters que fazem pesquisa de mercado ou em busca de talentos. É uma forma de conhecer grupos que podem estar potencialmente interessados no nicho de seu trabalho, ou empresas em busca de perfis capacitados e com uma visão global diferente no mundo corporativo atual. Alem disso:
- O lugar é sensacional para fazer branding – seja pessoal, seja da companhia – e permite conquistar novos negócios.
- Apesar de vender contas pro, o LinkedIn foi e continuará sendo gratuito para a maioria que não precisa das funções “avançadas”. O objetivo é manter uma base grande e qualificada de profissionais, que atualizem seus status e currículos.
- É um jeito muito melhor de ter o seu currículo e nome da rede que qualquer outro “site de empregos”. Além da velha desconfiança que eu já nutro pelos brasileiros que oferecem estes serviços online – o que já descobri de vaga falsa não está no gibi –, se alguém te pede teu currículo, você manda o seu link de lá.
- Responda às perguntas lá no LinkedIn. Vale negócios, reputação e conhecimento
- Antes de uma reunião de negócios com um total desconhecido, o LinkedIn é seu parceiro: um estudo do perfil permite descobrir pontos em comum, histórias e pode facilitar a sua vida.
- É possível trocar o genérico “meu site”, “meu blog” pelos nomes correspondentes. Basta escolher, no menu dropdown o “outros” e preencher o campo que aparece.
- É uma outra fonte de monitoramento de marca junto a quem mais interessa: seu cliente ou futuro cliente. É possível saber o que os seus clientes buscam, o que dizem da sua marca. A área de perguntas é muito interessante
- É o lugar para fazer anúncios de target específico. Quem quer falar com pequenos e médios empresários? Há grupo!
- Ótimo lugar para buscar fontes para a sua matéria. A busca relaciona empresas, profissionais e tem filtros bem bacanas para escolher local, indústria e muitas outras coisas.
- Você pode unir as contas do Twitter e do LinkedIn e enviar apenas assuntos pertinentes para lá, usando a hashtag #in.
DICAS QUENTES:
- Quando alguém sai adicionando ao estilo “metralhadora giratória” de outras redes e recebe cinco“não conheço este usuário” automáticamente o ser humano perde a possibilidade de adicionar e recebe um aviso do sistema.
- Ao preencher seu perfil e experiências, coloque as palavras-chave pelas quais deseja ser encontrado.
- Consiga recomendações de quem já trabalhou com você ou de quem foi seu cliente. Isso conta muito na hora de uma contratação ou pesquisa.
- Para jornalistas e blogueiros: acompanhe a discussão de grupos relacionados com sua área de interesse. Os de tecnologia, por exemplo, podem ficar quietinhos nas comunidades de CIOs ou CTOs.
- As comunidades de empresas mostram muito sobre elas. As empresas de onde mais contratam, para onde vão os profissionais que trabalham lá. Fonte quente para conseguir o emprego de seus sonhos.
- Para criar um perfil empresarial é preciso ter um endereço com o domínio da empresa. Qualquer funcionário pode fazer isso.
- Quando for criar uma pergunta, o ideal é que seja pública, para que seja vista por mais pessoas. Escolher a melhor categoria também ajuda muito. Lembre que a comunidade em português ainda não é tão grande – e que a maioria dos brasileiros por lá ainda é mais passivo que pró-ativo. As perguntas são fechadas automaticamente depois de uma semana e podem ser reabertas a qualquer tempo. E mais: se você tem uma pergunta que faz periodicamente, por exemplo: como estão as visitas no seu blog, você pode reabri-la e ter resultados comparativos em seu painel…
Seria o fim daqueles sites de recolocação profissional MOTHER FUCKERS? ... YEAH !

Nenhum comentário:
Postar um comentário